Acartonado

Serviços > Azulejos

Assentamento de azulejos em paredes

Revestimento cerâmico para paredes, conhecidos popularmente por azulejo, são placas cerâmicas fabricadas a partir de uma mistura de argila. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz.

Uma preparação adequada da parede é muito importante para que o resultado final do trabalho, quer a nível técnico quer a nível estético, seja perfeito. Por isto é necessário que sejam feitas os seguintes preparos, antes do início do assentamento de azulejos.

A base a ser revestida deverá passar por um processo de limpeza para remoção de pó, sujidade, gordura, bolor e outras substâncias que possam vir a prejudicar a aderência. Os procedimentos recomendados para a limpeza são os seguintes:

- Limpeza com vassoura de piaçaba ou escova de aço;

- Remoção de partículas com uma espátula;

- Lavagem com água sob pressão ou jacto de areia nos casos de grande impregnação.

Material a utilizar:

Água

A água utilizada deve ser limpa de impurezas. Não deve ser usada água salgada em hipótese alguma. Todos os recipientes destinados a armazenagem ou transporte de água devem ser limpos.

Argamassa colante

Argamassa colante, também conhecida como cimento colante, cimento cola ou argamassa adesiva, é um produto industrializado, utilizado na colocação de peças cerâmicas de revestimento, tanto de paredes como de pisos. Não use misturas “caseiras”, estas podem não produzir a aderência necessária entre a peça e a parede.

Argamassa de rejuntamento

A argamassa de rejuntamento, ou simplesmente rejunte, é utilizada no preenchimento dos espaços entre duas peças cerâmicas consecutivas, e tem por função apoiar e proteger as arestas das peças cerâmicas. Da mesma forma que para a argamassa colante, o tipo de rejunte a ser usado depende do ambiente onde será aplicado. A argamassa de rejuntamento é vendida em sacos ou caixas. Actualmente existe no mercado rejuntes de diversas cores. A cor do rejunte pode afectar significativamente o efeito visual da parede.

Argamassa para emboco

Argamassa para o emboço deve ter o traço em volumes aparentes variando de 1:1/2:5 a 1:2:8 de cimento, cal hidratada e areia média húmida.

Argamassa para chapisco

A argamassa para chapisco deve ter o traço em volumes aparentes de 1:3 de cimento e areia média húmida.

Passo 1:
Estabeleça previamente um plano que lhe permita calcular o número de azulejos a cortar, limitar o número de desperdícios e prever uma disposição simétrica dos azulejos a colocar à volta de aberturas. Determine a largura da junta, de 2 mm (15 x 15 cm) a 5 ou mesmo 8 mm.

Passo 2:
Trace, ao meio da parede, uma linha vertical, sirva-se do fio-de-prumo e do bate-linhas. Nunca comece por um canto, porque não poderá ter a certeza de que estes são certos. Reserve para mais tarde os azulejos cortados, os seus cortes serão aqui menos visíveis. Conte sempre com 10% de azulejos a mais.

Passo 3:
A argamassa a ser feita, para a colocação dos azulejos é com cimento cola. Este deverá ser estendido sobre a base horizontalmente, em bandas regulares. Este trabalho faz-se com a ajuda de um espátula especial cujos “dentes” determinam a espessura da camada de cola (cimento cola ou cola em pasta; uma cola fungicida nos locais húmidos).

Passo 4:
Logo que tenha espalhado a cola, coloque o primeiro azulejo, em seguida confirme com o fio-de-prumo. Preveja uma junta entre o baixo deste azulejo e, por  exemplo, a bancada, o bordo da banheira ou ainda um pedaço de madeira provisório. As cruzetas manterão o azulejo no lugar.

Passo 5:
Encha com argamassa depois de um dia de secagem. Utilize massa de ceramista (branca ou tingida) ou massa de juntas. Espalhe-a sobre os azulejos com o rodo de borracha. Logo que comece a pegar (geralmente ao fim de algumas horas), limpe o excedente com um pano seco ou com uma esponja.

Impermeabilização das juntas:
Uma junta impermeabilizada em silicone será realizada com a ajuda de uma pistola. Finalize com a ajuda do dedo previamente molhado numa solução de água com sabão. Um raspador especial ajudará substituindo vantajosamente o dedo. Pode também utilizar um perfil especial de acabamento.



Confira Também:

Forro em Drywall
Divisória em drywall
Decoração em Geral
Forro Thermatex Acoustic AMF
Elétrica em Geral
Pintura em Geral
Copyright © Acartonado - 2011 - 2017 - Todos os direitos reservados.
ID 123*46552 (11) 9 8131-2696
Validado em  XHTML  e  CSS